segunda-feira, 1 de junho de 2009

Miguel de Cervantes e Dom Quixote

Miguel de Cervantes nasceu em Alcalá e morreu em Madrid, era filho de um cirurgião e uma nobre empobrecida, foi para Roma como camareiro do um cardeal, em 1570 alistou-se pontifícias para lutar contra os turcos, nos combates mostrou grande coragem, em uma batalha perdeu sua mão esquerda.
Quando chegou a sua terra ninguém mais lembrava dele, para sobreviver engajou-se nas tropas de Filipe II, desiludido com a vida entra lutas , dedicou-se a literatura espanhola, em Madrid procurou concluir "Galatéia", obra que ele avia começado e que celebrava uma visão plácida e repousaste do mundo.
Em 1584 casou-se com Catalina e por desentendimentos, um ano depois deixou a mulher, retornando a Madrid, por ser acusado injustamente de desviar verbas, foi levado a prisão de Servilha, onde supõem-se onde ele iniciou a obra "Dom Quixote de la Mancha" .
Dom Quixote é inspirado num caso real de loucura destinado a combater a cavalaria andante, opondo-se à irrealidade das novelas de cavalaria (ainda para terminar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário